Leituras

Os contadores são de leitura fácil. No visor basta ver a informação numérica aí contida que representa os kW já consumidos. Deve, no entanto, ter em atenção que alguns contadores mais antigos apresentam uma casa decimal (o algarismo mais à direita) que é identificado por se encontrar separado por uma vírgula ou escrito a vermelho. A casa decimal (nos casos existentes) deve ser desprezada, pois a leitura dos contadores é considerada em números inteiros.

Tem duas alternativas para comunicar as leituras do seu contador.

A que recomendamos passa pelo registo no edpOnline.
Depois de registado e de activar o(s) seu(s) contrato(s) pode fazer a comunicação da leitura em tempo real, evitando com isso a possibilidade de erros e obtendo uma validação imediata da leitura comunicada.
Através do edpOnline também pode fazer a comunicação de leituras de contadores de terceiros.

A segunda alternativa consiste em preencher e enviar um formulário que criámos para esse efeito.

Sim.
Para isso basta comunicar-nos a leitura do seu contador, através do edpOnline ou do formulário comunicação de leituras.

Convém notar que os clientes com potência contratada superior a 41,4 kVA são lidos todos os meses, pelo que o serviço descrito anteriormente não é aplicável.

Em casos excepcionais o contador, como qualquer aparelho, pode avariar.
Daí resulta que o consumo de energia eléctrica pode não estar a ser bem contado, resultando prejuízos para o cliente ou para o distribuidor.

Para ver se o contador está avariado, proceda da seguinte forma:
- desligue todos os aparelhos eléctricos das tomadas;
- apague todas as luzes;
- passados alguns segundos, o contador deve imobilizar-se. Se tal não acontecer o contador está avariado, pois marca sem haver consumo.

Neste caso, ou noutro em que suspeite que o seu contador não está a funcionar bem, ligue para a Linha EDP 808 505 505 e peça uma revisão do seu contador.

Simulador de Potência e ConsumoCompare o seu consumo


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.