Facturação

Os consumos de energia eléctrica são facturados com base na leitura do contador.
Para os clientes com potência contratada igual ou inferior a 41,4 kVA, na ausência de leitura, o consumo é facturado por estimativa através de cálculos adequados a cada situação.Para os restantes clientes o consumo é sempre facturado com base na leitura do contador.

No caso de estar a iniciar-se o consumo na instalação, atendendo á ausência de elementos históricos comparativos, considera-se para cálculo da estimativa o consumo padrão de um cliente análogo. Se já for nosso cliente nessa instalação há mais de um ano, o cálculo da estimativa é feito com base no histórico de consumos. Neste caso são tidos em conta os consumos médios diários registados no período homólogo do ano anterior.

Os principais módulos de cálculo praticados pela EDP são os seguintes:
Consumo Médio do Trimestre Homólogo do Ano Anterior
Este método de cálculo toma em consideração a média mensal do consumo dos três meses do ano anterior, centrados no mês homólogo. Esta opção é a mais adequada para Clientes com algumas flutuações de consumos ao longo do ano e traduz com fiabilidade os consumos em cada época. É o método de cálculo utilizado para a maioria dos clientes.

Consumo Médio dos 12 Meses Anteriores
Por este módulo e nos meses em que não há leitura da EDP ou do Cliente, calcula-se o consumo tomando em consideração a média dos consumos dos 12 meses anteriores. Esta opção é a mais adequada para clientes sem grandes flutuações de consumos ao longo do ano.
 

Consumo Combinado
Para além das opções anteriores o Cliente pode ainda combinar qual o consumo a facturar nos meses em que o contador não é lido.Esta opção, no entanto, poderá ser anulada logo que se verifique que o consumo real apresente desvios significativos em relação ao consumo combinado.

Se, ao receber a sua factura, verificar que a diferença do consumo registado no seu contador e o consumo facturado o justifica poderá, antes da data limite de pagamento dessa factura, efectuar o respectivo acerto através da Linha EDP 808 505 505 (chamada local).

O preço do kWh varia em função do mercado (regulado ou liberalizado), do nível de tensão (Baixa Tensão, Média Tensão, etc.) e em alguns casos do período do dia em que é efectuado.

Para informação detalhada consulte a opção Tarifário no mercado regulado ou Preços do mercado liberalizado.

A Taxa ou Encargo de Potência é um valor facturado mensalmente que está associado à potência a disponibilizar para cada instalação.

Consulte o tarifário (mercado regulado ou liberalizado) para obter mais informação sobre os valores em causa.

Trata-se de uma tarifa a preços reduzidos aplicada a consumos efectuados em horas de vazio (maioritariamente de noite e fim-de-semana) em instalações de baixa tensão com potência contratada até 20,7 kVA.

Consulte Tarifário em mercado regulado ou Preços do mercado liberalizado para obter os preços do kWh e encargo de potência praticados.

Normalmente, esta tarifa pressupõe um pequeno aumento do encargo de potência (ou mensalidade) em contraponto à redução do preço do kWh no período de horas de vazio.

A opção pela tarifa Bi-horária pode constituir uma forma interessante de reduzir o montante da sua factura de electricidade.

Pode.
Preencha e envie o formulário Alterações Contratuais ou ligue 808 505 505 (chamada local) e solicite a alteração da morada de envio da factura.

Se por qualquer razão a sua factura estiver errada, pode reclamar.

Para efectuar a reclamação, com a factura e a leitura actual do contador à sua frente, ligue para Linha EDP 808 505 505. No caso da reclamação ter legitimidade a factura será anulada e receberá uma factura correcta na volta do correio.

Também pode usar o formulário Reclamação Comercial para o mesmo fim.