a minha casa > Dicas de Segurança > Aparelhos Eléctricos

Aparelhos Eléctricos

Compra, ligação e utilização dos aparelhos eléctricos.

Tem equipamentos eficientes?

Simulador Standby

Quando comprar
 
Antes de comprar qualquer aparelho verifique: se possui a certificação de conformidade europeia (CE); se as instruções estão em português; se o produto possui uma garantia de serviço de assistência técnica em Portugal; as indicações da etiqueta de eficiência energética: os aparelhos de classe A são mais económicos pois, apesar de serem mais caros, têm um consumo mais reduzido.
 
Ao instalar
 
Antes de instalar o aparelho assegure-se de que este está em bom estado. Leia detalhadamente as instruções de uso e cumpra todos os requisitos mencionados.
 
Ligações especiais
 
Certos aparelhos necessitam de ser ligados à terra. Se a ficha for própria para ligação à terra, ligue-a sempre a uma tomada de ligação à terra. Em aparelhos sensíveis, como por exemplo computadores, scanners e impressoras, instale dispositivos de protecção contra sobretensões, minimizando o risco de danos.
 
Alertas
 
Se, ao utilizar um aparelho eléctrico, sentir formigueiro, desligue-o imediatamente e mande repará-lo. Certos aparelhos como microondas, frigoríficos, arcas frigoríficas e combinados, devem ser instalados a uma certa distância da parede para evitar o sobreaquecimento. Se verificar a existência de fumo ou cheiro, desligue-o de imediato e contacte um técnico.
 
Importante
 
Afaste papéis e cortinados dos aparelhos de aquecimento, pois o seu calor pode provocar incêndio.
 
Cuidados na reparação
 
Sempre que reparar um aparelho eléctrico, desligue-o da tomada ou desligue o respectivo circuito eléctrico. Se faltar energia, actue como se as suas instalações estivessem permanentemente em tensão pois o fornecimento pode ser restabelecido a qualquer instante.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.