o meu negócio > Interrupções de Energia > O que Provoca as Interrupções de Energia

O que Provoca as Interrupções de Energia

Manter a continuidade e qualidade do fornecimento de energia eléctrica é a prioridade da EDP Distribuição, no entanto, devido a factores e circunstâncias próprios das redes eléctricas e extrínsecos à nossa vontade, as interrupções de energia são fenómenos sempre possíveis.

As redes eléctricas, todas elas e em todo o lado – por mais desenvolvido e rigoroso que seja o seu Sistema de Protecção e Automatismos de Controlo – estão sujeitas a acidentes. Quando um objecto como, por exemplo, um ramo de árvore levado pelo vento, ou uma ave, colide com uma linha eléctrica, as protecções eléctricas actuam e interrompem o fornecimento de energia de forma automática.
 

Os clientes ligados àquele circuito ficam sem energia até que se verifique nova ligação através do telecomando da linha ou, em caso de necessidade, a intervenção das equipas técnicas no sentido de remover o obstáculo e restabelecer a energia. Quando ocorrem alguns fenómenos naturais como: trovoadas, chuvas, ventos intensos ou incêndios, as linhas eléctricas podem ficar danificadas estando o tempo de reposição de serviço condicionado aos trabalhos a efectuar. 
 

Outras vulgares causas de interrupções de energia são: 
 
Acidentes provocados por obras e construções
Obras na via pública, na proximidade das linhas, tais como montagem ou trabalhos em cima de andaimes, trabalhos com gruas, corte ou desrame de árvores ou ainda escavações e perfurações do solo em locais onde existem cabos eléctricos subterrâneos podem provocar cortes ou danos involuntários nas redes eléctricas, assim provocando interrupções de energia de maior ou menor gravidade.

Animais
Pequenos animais que pousam nas redes eléctricas, pássaros como os mais frequentes, podem muitas vezes causar interrupções de energia. 

Interrupções programadas
Algumas interrupções resultam de obras de beneficiação e manutenção da rede a cargo da EDP Distribuição ou de pedidos especiais de clientes. Estas interrupções são comunicadas com antecedência nos nossos canais informativos e na imprensa. 

Vandalismo
Por vezes as instalações eléctricas públicas são sujeitas a vandalismo provocado por terceiros. O seu cuidado além de contribuir para diminuir as interrupções pode também prevenir situações de risco.


Ligue-nos para o 800 506 506 sempre que encontrar situações que poderão constituir perigo eléctrico, como, por exemplo:

- Linhas caídas
- Ramos de árvores a crescerem para cima de linhas eléctricas
- Armários eléctricos abertos
- Portinholas das colunas de candeeiros de iluminação publica abertas 


Acima de tudo, nunca toque nas linhas eléctricas, nem em nada que esteja a tocar numa linha eléctrica, como tubos, ferramentas ou outros objectos. A sua segurança é o mais importante, não arrisque a sua vida nem deixe alguém arriscar a sua. Avise-nos com a maior urgência de alguma anomalia, por favor.