media

Media

Media Center

media > Notícias > 2017 > Jovens mostram a importância da biodiversidade no Sabor

Jovens mostram a importância da biodiversidade no Sabor

quinta-feira, 29 de Junho de 2017

Aberta votação dos melhores vídeos ilustrativos do projeto Junto à Terra

Identificar espécies e habitats naturais, explicar a relação de interdependência entre a natureza e o Homem e fazê-lo com exemplos recolhidos na vizinhança e em apenas dois minutos é o desafio lançado pelo projeto piloto Junto à Terra Sabor (JaT) aos alunos do 9º ano dos concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Torre de Moncorvo.

O resultado deste exercício de criatividade, traduzido em vídeos, está a partir de hoje disponível para avaliação e votação do público em http://www.geracaoedp.edp.pt/juntoaterra/ (para votar aceda ao menu Biodiversidade no Sabor). Até 15 de setembro, será possível ver todos os vídeos realizados e votar nos melhores. Os mais votados de cada um dos agrupamentos escolares participantes seguirão para a fase final de seleção, onde um júri escolherá os três grupos vencedores.

O anúncio dos vencedores deste projeto piloto na região do Sabor, decorrerá no início do próximo ano letivo, coincidindo com o lançamento da 1ª edição simultânea do JaT nas regiões do Sabor e do Tua, áreas abrangidas pelas novas barragens da EDP em Trás-os-Montes.

O JaT é um projeto de educação para o desenvolvimento sustentável dirigido à comunidade escolar, assente na promoção da importância da biodiversidade como suporte de modos de vida sustentáveis. É desenvolvido pela EDP, no âmbito das medidas de compensação associadas às barragens, e por um vasto conjunto de parceiros empenhados no desenvolvimento do território abrangido. No caso do Sabor, palco da edição piloto JaT, destacam-se o Grupo Nordeste, Grupo Lobo, Geopark além das escolas dos quatro concelhos e das respetivas Câmaras.

A competição de vídeos encerra um percurso teórico e prático realizado por mais 260 alunos ao longo do ano. Em sala de aula, exploraram conceitos teóricos fundamentais sobre a biodiversidade e os riscos crescentes a que está sujeita em todo o mundo. Uma abordagem suportada por uma ferramenta digital de aprendizagem desenvolvida para o JaT.

Numa outra fase, em visitas de campo, descobriram o património biológico dos seus concelhos, bem como os produtos e serviços gerados para a economia local. O programa incluiu cinco oficinas temáticas, focadas nas especificidades locais associadas à “Pastorícia e Biodiversidade”, “Biodiversidade Florestal”, “Os Minerais e a Biodiversidade”, à “Descoberta do Lobo” e “Biodiversidade Agrícola e Selvagem.

Por fim, a realização de vídeos permite aos alunos partilharem a sua perspetiva com toda a comunidade, assumindo-se como agentes ativos na defesa da natureza e de novas e ancestrais modelos socioeconómicos sustentáveis

Veja o vídeo sobre o Junto à Terra


Parceiros:

> Grupo Nordeste - Grupo Para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável: AEPGA (Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino);
> PALOMBAR (Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural)
> APFNT (Associação dos Produtores Florestais do Nordeste Transmontano)
> Grupo Lobo – Associação para a Conservação do Lobo e do seu Ecossistema
> Geopark Terras de Cavaleiros
> Associação de Municípios do Baixo Sabor
> Agrupamento de Escolas de Mogadouro
> Agrupamento de Escolas de Alfandega da Fé
> Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo
> Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros
> Câmara Municipal de Mogadouro
> Câmara Municipal de Alfandega da Fé
> Câmara Municipal de Torre de Moncorvo
> Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
> Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.