media

Media

Media Center

media > Notícias > 2017 > EDP lança competição mundial para startups

EDP lança competição mundial para startups

terça-feira, 16 de Maio de 2017

EDP Open Innovation 2017 leva três finalistas à Web Summit em novembro

A EDP, em parceria com o Grupo Impresa, lançou hoje a nova edição do EDP Open Innovation – uma competição de inovação no setor energético, que procura projetos empreendedores e inovadores. Esta iniciativa é destinada a startups de qualquer parte do mundo. Nesta nova edição, o foco mantém-se na área da energia.

As candidaturas podem ser enviadas até dia 23 de agosto e, posteriormente, serão analisadas por um júri constituído por elementos da EDP Inovação e do Grupo Impresa. As 15 melhores ideias passam à 2ª fase do concurso – um programa de aceleração de startups, desenvolvido pela Fábrica de Startups, no qual a equipa vai ter de prestar provas sobre a solidez e a viabilidade do projeto.

Esta segunda fase decorre durante o mês de outubro e irá ser decisiva para selecionar os três finalistas. O grande vencedor, que receberá um prémio de 50.000 euros, será conhecido numa cerimónia, a decorrer em Lisboa, no dia 26 de outubro.

Para além do prémio monetário, o projeto permitirá à equipa vencedora e às outras duas equipas finalistas a oportunidade de expor os seus projetos na Web Summit, tentando assim “conquistar” investidores para as suas ideias.

A equipa vencedora da edição anterior - Delfos Predictive Maintenance – é uma startup brasileira, de Fortaleza, e foi a escolhida por ter apresentado uma solução que prometia responder ao grande problema da energia eólica: como aumentar a produtividade e o ciclo de vida das turbinas, sem aumentar os custos de operação e manutenção? A resposta passa por um sistema que monitoriza, estabelece padrões de análise e antecipa problemas em tempo real.

Hoje, esta startup está a colaborar com a EDP Inovação em conjunto com a EDP Renováveis no desenvolvimento de um projeto piloto para testar em ambiente real a aplicação desenvolvida.

O EDP Open Innovation é uma iniciativa impulsionadora de equipas/startups que muito contribuem para a constante transformação e evolução do setor energético.

Recentemente, a EDP juntou-se a mais sete utilities mundiais num dos maiores programas de aceleração de startups mundial –o Free Electrons Global Accelerator –que procura recrutar startups ligadas à energia que impulsionarão a próxima geração de ideias em energia limpa, eficiência energética, mobilidade elétrica, digitalização e serviços de apoio ao cliente a pedido.

Para além da forte estratégia no apoio ao empreendedorismo em Portugal e no mundo com estas iniciativas, o Grupo aposta fortemente em novas tecnologias de produção de energia limpa, como as plataformas eólicas offshore Windfloat e DEMOGRAVI3.

Conheça o site do EDP Open Innovation e consulte o Regulamento EDP Open Innovation 2017.


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.