media

Media

Media Center

media > Notícias > 2013 > edp cool jazz comemora 10ª edição em Oeiras com elenco de luxo

edp cool jazz comemora 10ª edição em Oeiras com elenco de luxo

terça-feira, 29 de Janeiro de 2013

John Legend, Diana Krall, Ana Moura, Rufus Wainwright e Luisa Sobral são os primeiros nomes confirmados no edpcooljazz, que comemora a sua 10ª edição no mês de julho, em Oeiras.


edp cool jazz 2013


No ano em que o mais “cool” e intimista dos eventos musicais portugueses celebra a sua 10ª edição, o cartaz não poderia deixar de corresponder às expectativas. John Legend, Diana Krall e Rufus Wainwright são alguns dos nomes internacionais confirmados num evento que em julho irá trazer de novo a energia “cool” que já contagiou milhares de espectadores ao longo da última década. Ana Moura e Luisa Sobral, duas das artistas portuguesas do momento, são para já os nomes nacionais com presença garantida.

John Legend será uma das estrelas da edição deste ano, estreando-se ao vivo em Portugal na noite de 27 de julho, no Parque dos Poetas – Estádio Municipal de Oeiras, o mesmo espaço que na edição do ano passado recebeu Sting.

Pianista e dono de uma das maiores e inconfundíveis vozes da atualidade, John Legend chega finalmente a Portugal pela mão do edpcooljazz para uma noite que promete ser inesquecível para os milhares de admiradores que há vários anos esperam por este momento.

Legend, que começou a cantar gospel e a tocar piano aos 5 anos de idade, estreou-se com o seu primeiro álbum a solo em 2004, tendo arrecadado imediatamente os Grammys de “Novo Artista”, “Melhor voz R&B” e “Melhor álbum R&B”. Hoje conta com 9 Grammys e quatro álbuns editados, o ultimo dos quais com os lendários The Roots.

Diana Krall e Rufus Wainwright são outros dos nomes internacionais anunciados até ao momento para integrar as comemorações do 10º edpcooljazz, com atuações no idílico cenário dos jardins do Marquês de Pombal, espaço anfitrião deste distinto evento.

Diana Krall sobe ao palco no dia 24 de julho e traz consigo o mais recente e aclamado álbum «Glad Rag Doll», uma emocionante e destemida exploração de novas sonoridades e instrumentações, uma tremenda evolução e uma progressão natural no percurso da cantora e pianista.

Tal como o novo disco, também o espetáculo que Diana Krall traz a Portugal será diferente do que a artista já nos habitou nas suas passagens recentes pelo nosso país, esperando-se um misto entre a ousadia e a intimidade que farão deste concerto um dos pontos altos da agenda cultural de Verão.

Rufus Wainwright “entra em jogo” no dia seguinte, dia 25 de julho, trazendo o seu novo álbum “Out Of the Game”, uma coleção de músicas pop, consideradas as mais acessíveis de toda a sua carreira, produzidas por Mark Ronson, vencedor do Grammy “produtor do ano” em 2008 e que já colaborou com artistas como Amy Winehouse, Adele e Cristina Aguilera.

“Out of the Game” é o cartão-de-visita de Wainwright a Oeiras, um disco com influências dos anos 70 e referências bem vincadas aos gigantes Elton John ou Harry Nilson. Se as novas canções de Rufus prometem refrescar os jardins do Marquês de Pombal nesta noite, também as canções dos seus primeiros discos, farão vibrar os seus mais fiéis admiradores.

 

Fado e Jazz nacionais na mesma noite



As artistas portuguesas do momento Ana Moura e Luisa Sobral estão também confirmadas no cartaz deste ano. Para sorte dos espectadores, ambos os concertos serão realizados na mesma noite de 4 de julho, ou seja, uma “dose dupla” de talento nacional, com concertos individuais, e uma noite de “fusão” entre o jazz e fado, que só o edpcooljazz é capaz de fazer acontecer.

Luisa Sobral está a preparar um novo trabalho que sucederá a “The cherry on my cake”, e que deverá ser lançado dois meses antes da sua atuação neste evento. Uma oportunidade única para poder ouvir ao vivo algumas das novas canções, mas também os sucessos do seu álbum de estreia.

Ana Moura, que tem já publicado o seu novo disco, “Desfado”, promete dar um dos seus grandes concertos de 2013, num cenário natural e ao ar livre, apropriado para receber uma das maiores vozes do fado do nosso tempo. O novo trabalho da fadista foi produzido pelo multi-galardoado produtor norte-americano Larry Klein, que trabalhou com Joni Mitchell, Herbie Hancock, Madeleine Peyroux, Melody Gardot, Tracy Chapman, entre muitos outros e recorreu a compositores e músicos fora do habitual tradicional meio de fado, como Pedro Abrunhosa, Tóze Brito, Miguel Araújo, António Zambujo, Manuel Cruz, Márcia, e Herbie Hancock.

Apesar de ainda não estar completo, o elenco do edpcooljazz deste ano promete ser o melhor de sempre, envolvendo-se numa grande expectativa e certamente num dos pontos altos na agenda cultural deste Verão.

 

Sobre o edpcooljazz 2013



O edpcooljazz 2013 é um evento musical de referência realizado em cenários idílicos, ao longo do mês de julho, juntando natureza, património e a música. Foi lançado pela primeira vez em 2004 com o objetivo de oferecer um evento turístico e cultural distinto a todos os amantes de música de gosto eclético mas sempre com uma forte componente “cool”, que lhe dá o nome.

Apostando em nomes e artistas consagrados, mas dando também a conhecer novas referências, nacionais e internacionais, o edpcooljazz já contou com nomes como Sting, Seal, Barbara Hendriks, Roy Ayers, Buddy Guy, Mariza, Caetano Veloso, Jamie Cullum, Maria Bethânia, Norah Jones, Gotan Project, Thievery Corporation, Buena Vista Social Club, Horace Andy, entre muitos outros, num total de 94 concertos. Ao longo destes nove anos, o edpcooljazz já recebeu mais de 220.000 pessoas, num ambiente intimista, perto dos palcos, e sem o aglomerado das grandes multidões.

Tal como no ano passado, será o belíssimo Jardim do Marquês de Pombal o anfitrião-mor dos concertos mais intimistas, bem como o Parque dos Poetas, dois dos espaços mais emblemáticos do Concelho de Oeiras, patrocinadora deste evento.

Desde 2009 que a EDP está presente no edpcooljazz, e em 2012 foi pela primeira vez naming sponsor. Uma aposta vencedora que terá continuidade em 2013, ano em que a marca dá novamente nome ao festival, reforçando o posicionamento cada vez mais forte na área da música.

A presença da marca tem como objetivos continuar a criar experiências de uma forma relevante e coerente, com base nos seus valores: inovação, sustentabilidade & humanização; e marcar a diferença, posicionando a EDP como uma marca cada vez mais consciente e ativa na divulgação e promoção da mudança de comportamentos e preservação ambiental.

Desde que é patrocinadora do festival, a EDP tem contribuído para que o edpcooljazz seja ambientalmente sustentável. Desde 2011, o Grupo EDP compensa a pegada de carbono de todos os artistas que participam no festival.

 

10 Edições celebradas com identidade renovada



No ano em que comemora a sua 10ª edição, o edpcooljazz ganha um novo ritmo transmitindo toda a sua cool energy e o casamento perfeito entre a música e a energia da marca EDP.

Inspirada nas linhas curvas dos vinis e dos focos dos palcos e com cores que reforçam o universo jazzy que serviu de mote ao evento desde a sua génese, esta nova identidade representa a exclusividade do festival e assume uma maior flexibilidade nas suas aplicações.

Mais informações e galeria em www.edpcooljazz.com
Facebook: www.facebook.com/edpcooljazz
Twitter: www.twitter.com/edpcooljazz

 


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.