fornecedores > Objetivos e Indicadores > Objetivos das Compras e Indicadores Chave

Objetivos das Compras e Indicadores Chave

A Função Compras – Unidade de Procurement Global e as Estruturas Locais de Compras – em conjunto com o Centro Corporativo e com as Unidades de Negócio, atua no reforço de sinergias, ganhos de escala e melhoria dos modelos de negociação e contratação, tendo como finalidade a maximização do valor total gerado na aquisição de bens e serviços.

São objetivos da Função Compras:

 

  1. A satisfação das necessidades de bens e serviços das empresas do Grupo EDP em tempo, qualidade e eficiência;
  2. A promoção da competitividade entre fornecedores para obtenção de melhores condições de qualidade e preço;
  3. A harmonização e simplificação dos procedimentos associados aos processos de consulta do Grupo EDP;
  4. O desenvolvimento de ações que promovam a partilha das melhores práticas em procurement no Grupo EDP;
  5. O conhecimento continuado das boas práticas dos mercados que permita contribuir para a evolução, desenvolvimento e estandardização das especificações técnicas;
  6. A contribuição para o crescimento e rendibilidade do Grupo EDP através da promoção de iniciativas para o desenvolvimento e melhoria contínua da cadeia de fornecimento (“Supply Chain”);
  7. A monitorização, de forma sistemática, da performance e do nível de risco dos fornecedores;
  8. A contribuição na divulgação e implementação da política de sustentabilidade do Grupo EDP nas aquisições de bens e serviços.
 
Os objetivos de Sustentabilidade da Função Compras são desenvolvidos através das seguintes metas:
 
  1. Reduzir de forma sistemática os acidentes dos empreiteiros e prestadores de serviços;
  2. Proteger os Direitos Humanos na cadeia de fornecimento, de acordo com a metodologia Ruggie - Global Compact;
  3. Auditar os empreiteiros e prestadores de serviços com riscos de Sustentabilidade (ESG);
  4. Avaliar os fornecedores criticos pelos critérios de Sustentabilidade (ESG);
  5. Garantir ceritificação ambiental, de segurança e saúde ocupacional dos fornecedores expostos a riscos elevados.
 
Avaliação do desempenho da Função Compras
  
Os indicadores chave de desempenho – KPI’s - refletem os aspetos chave da estratégia de compras.
 
O processo de avaliação do desempenho consiste na definição de KPI’s relevantes para a monitorização da atividade nas suas diversas vertentes, definição de objetivos para cada KPI, monitorização da performance e, caso necessário, na definição de medidas corretivas que permitam alcançar os objetivos definidos.
 
 

 


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.