a edp > Unidades de Negócio > Produção de electricidade > Produção de Electricidade

Produção de Electricidade

A EDP explora hoje um dos portfólios de produção mais equilibrados da Península Ibérica considerando o peso significativo da produção hídrica, a eficiência das suas centrais a carvão e a importância das suas centrais de ciclo combinado de gás natural. A presença, através da HC Energía, faz do grupo EDP a primeira empresa a deter activos significativos de produção de electricidade em Portugal e Espanha.

Em Dezembro de 2012, a EDP tinha uma capacidade instalada de produção eléctrica na Península Ibérica de 13.809 MW, incluindo activos de produção em regime ordinário e em regime especial (excluindo eólicas). Em 2012, a produção líquida dos activos de produção de Electricidade na Península Ibérica foi de 27.997 GWh.

No final de 2012, a capacidade instalada da EDP no regime convencional era de 9.603MW, sendo 5.273MW em centrais hidroeléctricas e 4.330MW em centrais termoeléctricas.

 (...)

Em Dezembro de 2012, a EDP operava uma capacidade instalada de produção de electricidade de 3.740 MW. A produção líquida de electricidade da HC Energía no regime convencional atingiu os 10.164 GWh.

 (...)

A produção em regime especial contempla operações de produção eléctrica através de mini-hídricas, cogeração, biomassa e resíduos.

 (...)

A actividade de produção de energia engloba uma plataforma centralizada de Gestão de Energia, cuja principal missão é a gestão activa do risco de preço e de volume para a totalidade do portfólio do Grupo EDP na Península Ibérica.

 (...)

A estratégia da EDP de combate às alterações climáticas visa reduzir progressivamente as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) resultantes da sua actividade, com particular ênfase na produção de energia eléctrica.

 (...)

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.