Português > Glossário

Glossário

A


Abatimento (Desabamento)

Operação que consiste em provocar o colapso do tecto da escavação que, deste modo, vem preencher o vazio de exploração devido ao empolamento do material desabado. O desabamento é provocado pela retirada do sustimento ou pelo emprego de explosivos.

Abertura de uma Mina a Céu Aberto

Conjunto das medidas tomadas com vista a preparar a extracção de uma mina a céu aberto, com exclusão dos trabalhos de reconhecimento do jazigo. São incluídas neste conjunto tanto as operações iniciais como as destinadas a aumentar a extensão ou a profundidade da exploração.

Abertura do Colector

Área da secção frontal de um colector através da qual a radiação solar directa normal pode atingir a superfície absorvente, directamente ou por reflexão.

Acidente em serviço

Todo o acidente de trabalho, ocorrido ao serviço da empresa (no local de trabalho ou durante o tempo de trabalho), com baixa ou mortal. Nos acidentes com baixa são incluídos todos os acidentes onde o sinistrado estiver incapaz de trabalhar durante mais de um dia (não contando com o dia do acidente), incluindo sábados, domingos, feriados e outros dias em que normalmente não trabalha.

Acoplamento em Corrente Continua em Alta Tensão

Instalação eléctrica que serve para o acoplamento de duas redes assíncronas interligadas, em que os rectificadores e os ondulares se situam num edifício comum.

Acumulador de Calor

Material utilizado no sistema de armazenamento no qual a maior parte da energia térmica é armazenada sob a forma de calor latente ou de calor sensível.

Aerogerador

Instalação na qual uma turbina movida pelo vento acciona um gerador de energia eléctrica.
Nota 1 : Os aerogeradores podem ser aplicados na produção de pequenas e médias potências e são particularmente úteis no caso de sistemas isolados.
Nota 2 : O termo usado correntemente nos EUA é : WECS (Wind Energy Conversion System).
Nota 3 : Parque eólico - é um conjunto de aerogeradores para produzir energia eléctrica.

Afloramento

Superfície de intersecção de um jazigo ou de uma parte de um jazigo com a superfície terrestre ou com uma camada sobreposta.

Afluências

Volumes de água que passam numa dada secção durante um período de tempo determinado.

Aglomeração

Operação que consiste em aglomerar um combustível de granulometria fina mol dando-o por pressão, com ou sem aglomerante, para obter produtos da mesma configuração ou da mesma dimensão molde por pressão.

Aglomerado de Lignite

Combustível em pedaços obtido a partir da lignite parcialmente seca, sem produto aglomerante.

Aglomerados (Briquetes, Bolas)

Combustível moído obtido por compressão, após preparação preliminar de um combustível de fina granulometria, eventualmente misturado com um aglomerante. A dimensão dos aglomerados assim como a sua granulometria podem ser variáveis em função da sua utilização.

Á


Água a Jusante

Água que se encontra a jusante da barragem.

Água a Montante

Água que se encontra a montante da barragem.

Água de refrigeração

Volume de água captada anualmente para utilização no sistema de refrigeração do circuito primário das centrais termoeléctricas da empresa.

Água de Superfície

Água que se evapora à temperatura ambiente quando o combustível é armazenado ao ar. A amostra seca desta maneira designa-se combustível seco ao ar.

A


AIA

Avaliação de Impacte Ambiental

Albedo

Fracção do fluxo da radiação solar incidente, directa ou difusa, reenviada em todas as direcções por reflexão ou difusão na superfície de recepção.
Nota: O albedo é uma noção prática que corresponde à reflectância de uma superfície em toda a gama espectral da radiação solar sem tomar em consideração as variações ligadas ao ângulo de incidência que podem contudo ser importantes.

Albufeira

Grande depósito formado artificialmente fechando um vale mediante diques ou barragens e no qual se armazenam as águas de um rio com o objectivo de as utilizar na regularização de caudais, na irrigação, no abastecimento de água, na produção de energia eléctrica, etc.

Alimentação (Alimentador de Materiais)

Instalação de carga móvel por cima de uma correia transportadora. Este carro pode ser equipado com uma tremonha, uma goteira ou uma mesa sobre rolos e/ou uma correia transportadora reversível

Alta direcção recrutada em comunidades locais

Indicadores GRI EC7 (%)
Dirigentes (colaboradores com a responsabilidade de definir a política geral da Empresa) e órgãos sociais que têm a nacionalidade do país onde a empresa opera.

Alta Tensão

Tensão cujo valor entre fases é igual ou superior a uma tensão dada, variável de país para país. Em numerosos países da Europa, entende-se por alta tensão a tensão superior a 1000 volts.

Altura do Sol (Altitude Solar)

Ângulo entre a recta que une o centro do disco solar ao ponto de observação e o plano horizontal que passa pelo ponto de observação.
Nota: No mesmo sistema de coordenadas celestes horizontais, o azimute é o ângulo entre o plano vertical que passa pelo Sol e o plano vertical que contém a direcção sul; o azimute permite referir o traço do Sol no plano horizontal.

Altura Geodésica (Instalação da Bombagem)

Diferença de níveis entre a albufeira superior e a albufeira inferior.

Altura Manométrica de uma Bomba

Altura geodésica acrescida da altura equivalente às perdas de carga.

Altura Média de Esvaziamento

Diferença de nível entre os centros de gravidade dos volumes úteis das albufeiras superior e inferior.

AM 1 (Ar Massa 1)

Mínima massa de ar que seria atravessada pela radiação solar se o astro estivesse no zénite, para uma instalação situada ao nível do mar, no caso de céu claro (condições normalizadas).
Nota: A massa de ar realmente atravessada varia consoante o inverso de seno da altura do Sol (ver Altura do Sol) e aumenta em função da turvação atmosférica.

Amolecimento do Carvão

Processo para transformar o carvão em coque, gás ou produto líquido através de processos de gaseificação ou de hidratação.

ampere (A) Unidade de intensidade de corrente eléctrica

O ampere é a intensidade de uma corrente constante que, mantida em dois condutores paralelos, rectilíneos, de comprimento infinito, de secção circular desprezável e colocados à distância de 1 m um do outro no vazio, produziria entre estes condutores uma força igual a 2 x 10-7 N por metro de comprimento.[CIPM (1946), Resolução 2 aprovada pela 9ª CGPM[(1948)].

Amplificação das Marés

Efeito pelo qual a amplitude das marés sobre as costas se torna maior que a amplitude das marés no alto mar, devido às ondas que avançam para terra que se deformam à medida que entram progressivamente em águas menos profundas e igualmente devido às ondas reflectidas sobre a costa que reforçam as ondas que avançam na direcção desta; os dois efeitos contribuem para a amplificação das marés que podem ser influenciadas na sua importância pelo perfil natural das costas ou por construções especiais e que não são atribuíveis à sobreposição de uma maré com outra.